Apresentação do projeto


O projeto “Paisagens patrimoniais do Carnaval Latino: Mapeamento Patrimonial da Teatralidade de Urbes Turísticas Sul-americanas” é um projeto de pesquisa promovido pela Universidade Federal do Ceará no Departamento de Geografia em parceria com o Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos – LEGES. O projeto também é contemplado com o financiamento da agência CNPq – Brasil através do Programa de Iniciação Científica – PIBIC/UFC. No LEGES, o projeto é desenvolvido com o apoio da equipe de mapeamento cognitivo MACROMAPAS.

Fonte: Latin America Reports


Objetivos do Projeto

O foco deste trabalho é desenvolver uma Geografia do Patrimônio Cultural na dimensão latino americana do continente, tendo como objeto maior a compreensão das representações teatrais e literárias sobre as festividades do Carnaval nas diferentes nacionalidades regionais. Deste modo, o projeto visa construir uma representação gráfica e pictórica que seja capaz de mapear o Carnaval da América como arte e tecnologia de identidade latina.



Fonte: Turismo Pasto

Na presente articulação com a MACROMAPAS, o projeto objetiva a elaboração de mapas cognitivos que unificam ícones e imagens simbólicas que representem as paisagens festivas dos Carnavais Sul-americanos, tendo como enfoque as principais urbes carnavalescas e o turismo estabelecido com os centros emissores. 

Fonte: Autores do projeto

Deste modo, os mapas cognitivos apresentados aqui compreendem os estudos feitos sobre os Carnavais de Oruro, Barranquilla, Gualeguaychú, Negros y Blancos, El Callao, Montevideo, Recife/Olinda e Rio de Janeiro. Além destes, os dois mapas propõem representar as formas e símbolos do Carnaval no continente sul-americano.


Comentários