Demanda Turística em Quito

 

    
        COSTA, Emanuel. Fortaleza, 2021.

        Localizada a aproximadamente 2.800 metros de altitude e rodeada por vulcões, Quito é a capital do Equador e maior centro histórico do país, e foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1972 por possuir uma cultura miscigenada produto das influências indígenas pré-colombianas, europeias e hispânicas, segundo a revista Viagem e Turismo. 

        A cidade possui inúmeros instrumentos que atraem visitantes do resto do país e do mundo, principalmente devido a sua localização geográfica, já que a capital está localizada em um vale estreito e é rodeada por vulcões altos e ativos, como o Chimborazo e o Cotopaxi.

        Quito é a segunda cidade mais elevada do mundo, atrás de La Paz, na Bolívia, e abriga mais de 2 milhões e 200 mil habitantes, segundo o censo de 2010. A paisagem formada pelos vários vulcões que circuncidam a cidade de Quito retrata a evolução que a capital teve ao longo de sua história. A presença dos vulcões, as extremas ravinas e lagoas que se formam na cordilheira configuram uma paisagem que se une com as edificações atuais e chama a atenção de visitantes durante todo o ano, seja para frequentar algumas das festividades populares da cidade ou para realizar uma trilha de turismo.

    

Plaza de la Independencia. Fonte: Grupo Abril.

        Como parte da estratégia de promoção do destino Quito em nível nacional, o Município Capital, por meio do Turismo de Quito e da Universidade Central do Equador, desenvolveu um estudo sobre o comportamento dos residentes no Equador que vêm a Quito, o que fortalecerá a estratégia de ativação do mercado local e interno que, segundo projeções da Organização Mundial do Turismo, OMT, pós covid-19, passa a ser uma prioridade para a reativação de destinos turísticos.

        Quito ativa o mercado turístico local e interno, pois segundo o Perfil atualizado do Turista nacional de Quito, disponibilizado pela Empresa Metropolitana de Gestão do Desenvolvimento Turístico de Quito, 1.995 pesquisas a turistas residentes no Equador que visitam a capital, mas têm residência fora de Quito foram feitas, o que permitiu conhecer o perfil demográfico do turista nacional que visita a capital, analisando seu comportamento junto ao turista dinâmica.

Atividades mais buscadas pelos turistas em Quito.

   Com esta pesquisa, foi identificada a cidade de origem dos visitantes, bem como as motivações para viagens, o grau de satisfação com relação a atrações, mobilidade, alimentação e hospedagem e, por fim, o nível de informação e conhecimento que possuem sobre o país. Dos entrevistados, 97% dos entrevistados indicam que a visita à capital equatoriana foi satisfatória e 99% recomendam a visita. Considerando que Quito é um lugar de visita para todos os habitantes do Equador, a maior parte vem da região da Serra, como as províncias de Imbabura, Tungurahua e Cotopaxi.

Destino de origem dos turistas nacionais. Fonte: Cabanilla et al. Universidad Central del Equador, 2020.

        Quito é a porta de entrada para o Equador, e a principal motivação para a visita é o turismo nas suas diferentes modalidades, preferencialmente o Turismo Cultural. Entre os locais mais visitados estão o Centro Histórico, o Meio do Mundo, o Teleférico, La Carolina e La Mariscal e se destacam aspectos positivos como a arquitetura, a cultura da população e a diversidade de serviços e opções de lazer. A permanência média corresponde a visitas curtas que variam de 1 a 3 dias, com frequência de visitas de duas ou mais vezes ao ano, observando-se um gasto médio por dia de R $ 60, que é alocado igualmente para atividades recreativas, alimentação e hospedagem. Em relação aos feriados, segundo a pesquisa atualizada em 2020, os preferidos dos visitantes que vão a Quito são o Natal e o Réveillon, seguidos pelo Dia dos Mortos, que são as festas com grande carga familiar. Em terceiro vem o Carnaval e, posteriormente, as férias de verão.

Feriados mais frequentados em Quito. Fonte: Cabanilla et al. Universidad Central del Equador, 2020.

        A capital equatoriana também possui uma pequena amostra de um Carnaval de rua, que é celebrado durante alguns dias entre os meses de fevereiro e maio. Quito realiza vários festejos populares que remetem ás tradições em comemoração ao fim do ano solar indígena no país. As festividades ganham ritmo próprio e cor em cada uma das 33 regiões que formam o Distrito Metropolitano de Quito, mas é geral que todas as regiões estejam sincronizadas quanto aos rituais que ocorrem durante as comemorações, que são dedicados ao símbolo do Carnaval do país, a Pachamama, além de algumas danças populares, esportes, competições de carros de madeira antigos, festival de rimas, escolha da rainha e além de outros eventos culturais.

O Carnaval acontece oficialmente de domingo a terça-feira, feriados no Equador. No entanto, os festejos e o clima de celebração começam no sábado e seguem por quase uma semana. Em Quito, as comemorações acontecem ao ar livre, quando ruas, praças e avenidas da cidade se transformam em um palco a céu aberto com diversos eventos artístico-culturais. Desfiles, procissões, máscaras, fantasias, música e jogos, além da rica gastronomia local, misturam-se numa alegre festa. O carnaval foi originalmente um festejo pagão que consistia, basicamente, em vários dias de diversão desenfreada e troca de papéis antes do início da Quaresma. Em Quito, o costume era usar máscaras de personalidades públicas e fazer danças de animais inspirados na vida silvestre da cidade.

Embora os rituais e celebrações tenham evoluído ao longo do tempo, eles ainda mantêm sua essência. Hoje em dia, os moradores e visitantes usam fantasias e máscaras. Também celebram os povos indígenas pintando os rostos com farinha e jogando talco, balões de água e espuma. As celebrações centrais do Carnaval na capital andina têm lugar no centro histórico e La Ronda de Quito. Um dos festejos mais esperados é o desfile multicolorido chamado “Mascarada”, que passa lentamente pelas praças e ruas de Quito até chegar à Plaza Grande, onde turistas e locais se reúnem para participar de danças tradicionais, escutar música típica e saborear a comida equatoriana tradicional.

MAPA PROCESSUAL


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://www.quito-turismo.gob.ec/news/quito-cuenta-con-perfil-actualizado-del-turista-nacional/

https://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/quito-2/

https://www.quito-turismo.gob.ec/descargas//LOTAIP%202021/WEB%202021/Perfil_residentes_EC_a_Quito-2019.pdf 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação do projeto