Oferta Patrimonial em Gualeguaychu
FERREIRA, Raynara. Fortaleza, 2022.
Gualeguaychu é uma província de Entre Rios, na Argentina, localizado a esquerda do Rio Gualeguaychu, que é um dos afluentes do Rio Uruguai, rio esse que interliga Brasil, Argentina e Uruguai. A cidade encontra-se a noroeste da capital, em torno de 250 quilômetros até Buenos Aires e a 30 quilômetros de distância do Uruguai, possuindo cerca de 77 mil habitantes.
É na cidade onde ocorre o Carnaval mais famoso da Argentina, conhecido popularmente como “El Carnaval del País”, além do possuírem o maior festejo Argentino, o Carnaval de Gualeguaychu está entre os maiores festejos carnavalescos da América Latina e do mundo, ficando atrás somente de países como Brasil e Itália.
O Carnaval de Gualeguaychu tem início em janeiro e os festejos se estendem até os primeiros dias de maio. É na arena “Corsódromo”, o primeiro sambódromo argentino, inaugurada em janeiro de 1997 e com capacidade para 35 mil pessoas, onde são protagonizadas partes do evento, como os desfiles das comparsas (escolas de samba), shows, convenções e outros festivais. Os foliões costumam se reunir também nas Murgas, que são grupos formados por moradores de determinados bairros e que buscam homenageá-los durante o Carnaval, e inclusive costumam ter o nome dos bairros originários, como as famosas “Las Cornetas de Bordo”, “Los Reys del Movimiento de Saavedra” e “Los Amantes de la Boca”.
Os integrantes das Murgas dançam ao som do Candombe, ritmo de origem africana, em 1980 existiam apenas 15 Murgas, mas dados apontam que em 2010 esse número havia crescido, ultrapassando os 200 grupos, eles se concentram em sua maioria em bairros de classe média baixa. A festa de Gualeguaychu possui forte influência brasileira, mesmo antes da do Mercosul estreitar as relações entre Argentina e Brasil, desde a década de 60 os foliões dessa região costumavam vestir-se com os trajes típicos de Rei Momo, que são inspiração para o Carnaval Brasileiro. Os entre-rianos afirmam, que mesmo a música e os costumes sejam diferentes, o Carnaval de Gualeguaychu é visto como descendente do Carnaval carioca.
Comentários
Postar um comentário